segunda-feira, 29 de junho de 2015

Origem da Cartonagem.

Eu estou encantada com a arte da cartonagem,é muito legal você olhar para uma peça em tecido e ver que foi feito sem nenhuma costura,apenas colagem eficiente,para mim que sou pouco amiga da máquina de costura,foi uma grande descoberta,hehe.Ai fui atrás de descobri a origem desse negócio,gostei e vim compartilhar com vocês.


 É uma técnica que permite a confecção de diversos objetos,variando dos utilitários até os decorativos.


 Tem como base a utilização de papel de tipos e gramaturas diferentes ( papel cartão,paraná,holler,etc.) e de cola a forração pode ser feita tanto em papel,quanto em tecidos.


 Em se tratando de artesanato, dizem que a cartonagem é de origem francesa.Pois o termo cartonagem possui outros significados também.´(fonte: aodcnoticias.blogspot.com.br).


 É... a FRANÇA é bastante variada em seus artesanatos... Cartonagem,Decoupagem,Arte Francesa,o que será mais que tem por la?! Rsrs.


Aproveito também, para apresentar minha segunda peça feita de tarefa do curso de cartonagem.Kit de Costura para Lavabo ou Banheiro,não é cute gente?! Até mais :)
>

22 comentários:

  1. Amo cartonagem! Tenho um pouco de dificuldade mas acho o resultado incrível! A sua caixinha ficou linda!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada vizinha,assim que der faz o curso também.Beijo.

      Excluir
  2. Que legal, Valéria. Amei a aula. Não conhecia a história da cartonagem. Parabéns pelo post e parabéns por mais uma peça muito fofa!
    Vá em frente, amiga, vc leva o maior jeito para este artesanato!
    Bjs e uma ótima semana cheia de arteirices por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda,super empolgada hoje é dia de aula peça nova eba!!!

      Excluir
  3. Valeria,eres muy creativa,siempre probando nuevas técnicas.
    Nos ha gustado leer la historia del cartón aje.
    Bonita caja y el papel es precioso.
    Besos de las dos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Valéria!
    A decoupage eu já tinha lido que começou por lá a muuuuuuuuito tempo atrás, mas não sabia sobre a cartonagem. Também gosto da técnica, acho bem versátil e a combinação de tecidos resulta em bonitos trabalhos.
    Ainda não tinha visto pelo lado da costura e, sendo assim, concordo totalmente com você, já que não costuro nadinha rsrsrs.

    Abraços esmagadores e ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amiga,vamos costurar com cola,rsrs.Beijo querida.

      Excluir
  5. Muito lindo seu trabalho. Um lindo e abençoado início de Mês pra você.

    Sandra
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Valéria querida, seu recado chegou bem, tá?
    E amei receber carinho, quem não gosta, né?
    Tinha que ser da França a cartonagem também,
    o vontade de ir lá, só pra ver que mais tem, sonhar ainda pode, rsrs.
    Amiga, como gostaria de morar aí bem pertinho de você,
    aqui onde moro o que me consola é a net, pois não tem opções assim,
    mas um dia deus abençoa e vamos morar nu lugar com mais recursos.
    Desculpe o desabavo de interiorana.
    sua peça nova é linda, continue a nós mostrar sempre que tiver novidades.
    Bjus. Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que viu meu recado amiga.Eu também iria amar ser sua vizinha,já pensou no tanto de arte para fazer o delicia.Beijo no core viu?!

      Excluir
  7. , que tenga buenas noches
    Cariños Hola Valeria querida , no sabia nada del cartónaje ,, lindo trabajo,,,

    ResponderExcluir
  8. What a fun a clever way to keep your sewing supplies together. Thanks so much for visiting:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Betsy,tudo juntinho para aquela hora de necessidade.Beijo.

      Excluir
  9. nossa adorei esse Post!! E que fofura essa caixinha :D Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cibele!! Eu não consegui ouvir bem o seu video. :(

      Excluir
  10. Também já fiz dois cursos de cartonagem com a Claudia Wada. Ela é ótima, mega criativa e o acabamento que ela ensina é perfeito. Já me meti em vários tipos de artesanato rsrsrs. É bom saber um pouco de tudo né. Sua caixa ficou linda. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val,começo de curiosa e acabo me apaixonando,acho que é o AMOR pelo trabalho manual :) Beijo querida.

      Excluir